A Cromoterapia é a aplicação das cores em benefício da nossa saúde. Essa prática busca tratar as doenças e os desequilíbrios, por meio da compreensão dos efeitos que cada cor produz na nossa mente e no nosso corpo. A Cromoterapia é realizada com a energia luminosa e os cristais coloridos.
E de onde surgiu essa técnica? Apesar de ter chegado ao Ocidente na metade do século XIX, muitos estudos afirmam que a Cromoterapia já era usada no antigo Egito. Os entendidos do assunto descobriam quais energias faziam falta na aura da pessoa e identificavam as energias com as cores. Havia nos templos um lugar onde as pessoas que necessitavam de energia recebiam raios coloridos, que as ajudavam a recuperar a saúde.
Hoje em dia a Cromoterapia é feita aliada a outros tratamentos como uma ajuda para alcançar o bem-estar, devido ao equilíbrio dos aspectos físico, mental e espiritual.
Quando entramos em um ambiente, a cor pode nos agradar ou incomodar. Também podemos perceber que quando pintamos nossa casa, temos a sensação de que as energias estão renovadas e com uma boa vibração.
Vermelho: Estimula a atividade mental, revigora a coragem e aumenta a força de vontade. Sua ação ativa a circulação e o sistema nervoso.
Laranja: Incentiva a mente e as novas idéias. Energiza e ajuda a eliminar as gorduras da área localizada.
Amarelo: Estimula o raciocínio e ajuda no autocontrole. Tem ação inspiradora e regenera os ossos.
Verde: Significa esperança e satisfação. Traz força e progresso mental. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Possui ações anti-sépticas, vaso-dilatadoras e relaxante dos nervos.
Azul: Transmite calma e tranqüilidade. Tem ação anti-stress e analgésica. Equilibra o lado espiritual.
Anil: Purifica a corrente sanguínea. Possui ação anestésica e coagulante.
Violeta: Favorece a saúde e transforma as energias negativas em positivas. Acalma o coração, a mente e os nervos. Atua como sedativo dos nervos motores e do sistema linfático. Cauteriza as infecções e as inflamações.
Outras funções: