domingo, 22 de dezembro de 2013

Ayurveda: Massoterapia Indiana

A massagem é a mais antiga e simples forma de aliviar as dores e desconfortos do corpo físico, é praticada há milhares de anos na Índia, China e Egito Antigo. Apesar de ser uma prática muito antiga, podemos observar que ela tornou-se necessária e muito importante na prevenção e promoção da saúde do ser humano no terceiro milênio, pois é a melhor forma de prevenir o estresse e proporcionar um relaxamento profundo da musculatura sem os efeitos colaterais das drogas alopáticas.

A Ayurveda preconiza a massoterapia diária como parte de uma rotina de hábitos saudáveis, a auto-massagem deve ser feita diariamente de preferência à noite antes de dormir. A Medicina Indiana recomenda auto-massagem nos pés para aliviar o cansaço e promover um sono profundo e reparador. Além disto a massagem entre os casais é aconselhada na Índia para melhorar o relacionamento e promover o carinho e o toque entre os parceiros.
Segundo Vagbhata, autor do tratado clássico Ashtanga Hridaya, a massoterapia ayurvédica promove os seguintes benefícios:


1.Retarda o envelhecimento;
2.Remove o cansaço;
3.Diminui o excesso de vento (vata);
4.Melhora a visão;
5.Fortalece o corpo;
6.Aumenta a longevidade;
7.Promove sono e sonhos;
8.Beneficia a pele;
9.Aumenta a resistência às doenças;
10.Protege contra as doenças de Vata e Kapha;
11.Melhora a circulação;


Além disto, a massagem auxilia o corpo a eliminar as toxinas físicas , mentais e energéticas, promove o fluxo de Prana (energia vital) pelos Nadis (condutos energéticos), melhorando a qualidade e a quantidade da nossa energia vital.

Principais indicações da Massoterapia Ayurveda:

1.Fadiga
2.Alterações ósteo-articulares
3.Problemas musculares
4.Distúrbios do sistema nervoso
5.Dependência química
6.Alterações da saúde da mulher
7.Medicina esportiva
8.Doenças psico-somáticas
9.Obesidade


Principais Contra-indicações:
1.Fraturas
2.Osteoporose avançada
3.Câncer
4.Infecções agudas
5.Hemorragias





Nenhum comentário:

Postar um comentário